domingo, 21 de junho de 2009



Exercício Físico e sua Importancia para o Coracão

Quanto à prática da atividade física e o coração, sabe-se que a regularidade e intensidade adequadas são componentes fundamentais para se dosar o exercício à níveis saudáveis.
A saúde e a qualidade de vida do homem podem ser preservadas e aprimoradas pela prática regular de atividade física. Estudos epidemiológicos vêm demonstrando expressiva associação entre estilo de vida ativo, menor possibilidade de morte e melhor qualidade de vida.


O exercício físico tem efeito benéfico que parece resultar de interações complexas de efeitos psicológicos e fisiológicos. Além disso, é adequado salientar a diminuição do estresse, a melhora da função cardiorrespiratória,. A melhora da circulação sistêmica ocorre, entre outras razões, pelo fato de o exercício contribuir para a redução do hematócrito (ao aumentar a volemia) e ocasionar elevação da plasticidade do eritrócito, promovendo acréscimo do fluxo sanguíneo e melhor distribuição do oxigênio na célula.

Podem, ainda, ocorrer modificações significativas tanto anatômicas como fisiológicas do sistema cardiovascular, com aprimoramento do sistema de transporte, extração e utilização do oxigênio.

Hoje em dia , todas as sociedades já vêem a prática regular da atividade física como um direito e uma necessidade de todo cidadão independente de seu estado de saúde . Através de exercícios físicos frequentes e programados pode-se evitar ou retardar o processo de várias doenças crônicas , tais como : hipertensão arterial , doenças coronarianas , diabetes , distúrbios neurológicos ,psicológicos e outras . A intenção é prevenir ou , no caso da pessoa já ser portadora de alguma doença , proporcionar-lhe uma rápida reabilitação para sua volta ao ritmo de vida normal.

Os exercícios aeróbicos frequentes trazem adaptações ao coração , melhorando seu funcionamento e gerando um trabalho mais eficiente e econômico do miocárdio. Com estas adaptações cardíacas temos também o aumento da ação do sistema nervoso parassimpático em repouso , sendo assim,, o coração consegue suprir as necessidades de oxigênio do organismo com muito menos esforço , podendo chegar a uma "economia" de milhões de batimentos por ano.
O miocárdio , assim como os músculos esqueléticos , sofrem adaptações de acordo com o trabalho que realiza , adaptações estas que dependem do tempo , da intensidade e do tipo do esforço . Para obtermos as adaptações benéficas é preciso estimular regularmente o músculo cardíaco com exercícios aeróbicos em uma dosagem adequada.
Atividades aeróbicas agem protegendo o coração contra doenças isquêmicas diretamente , diminuindo a demanda de oxigênio para o miocárdio em repouso , e ao mesmo tempo aumentando sua oferta através de um maior fluxo sanguíneo e indiretamente , evitando a obesidade e diminuindo o stress .
O programa de exercícios deve ser personalizado tendo como base a idade , o sexo e o nível de condicionamento da pessoa . O exame médico é fundamental antes de iniciarmos um programa de atividade física , principalmente para as pessoas mais sedentárias. Sabe-se que a regularidade e intensidade adequadas são componentes fundamentais para se dosar o exercício à níveis saudáveis.
Uma alimentação adequada aliada á prática de atividade física, é a melhor receita para a saúde do corpo e da mente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário